Tyre Talk

Bridgestone inova com lançamentos de equipamento de origem

A Bridgestone, a maior empresa de pneus e borracha do mundo e também o principal fornecedor de pneus da BMW, está a dinamizar o mercado com a mais recente tecnologia para pneus. As novas versões das séries X5, 8 e 3 lançadas pela BMW vieram comprovar isso, todas elas com pneus Bridgestone como equipamento de origem.

Pneus Potenza S007 da Bridgestone - Copyright BMW

Cobrir as diferentes gamas com equipamento à medida
O número de equipamentos da Bridgestone utilizados pela BMW tem aumentado desde a primeira colaboração entre as duas empresas em 1995. Globalmente, a Bridgestone fornece agora à BMW peças originais que asseguram cada medida de pneu utilizado em toda a gama da BMW. Os pneus de equipamento de origem que a Bridgestone fornece foram especificamente desenvolvidos para cada tipo de veículo - um processo que pode levar mais de dois anos. Isto levou a Bridgestone a reduzir a resistência ao rolamento a níveis inéditos, diminuindo o consumo de combustível e melhorando a vida útil do pneu, ao mesmo tempo que tem continuado a melhorar a segurança, travagem, condução e conforto. Ao mesmo tempo, fornece a Tecnologia Run-Flat, criada e aperfeiçoada para permitir que os veículos continuem a andar com pneus furados, e a tecnologia "ologic" desenvolvida especificamente para atender aos pedidos exclusivos de veículos elétricos, como os BMW i3, i3s e i8.

Apoiar o luxo da próxima geração
Durante o desenvolvimento de equipamentos de origem para o BMW X5, ficou claro que era necessário que os pneus permitissem viagens muito suaves. A Bridgestone afinou os pneus para colaborarem de forma perfeita com os amortecedores controlados eletronicamente, com a suspensão traseira de cinco “braços” e com a suspensão pneumática ajustável no SUV com tração nas quatro rodas.

Após vários ajustes e testes, oito equipamentos da Bridgestone foram aprovados pela BMW, a variar nas medidas de 18” a 21”, como equipamento de origem para o X5 na Europa. O pneu Alenza 001 foi confirmado como um pneu de Verão pelo desempenho, controlo e resposta superiores em condições húmidas e secas, e o Blizzak LM001, conhecido pela tração e bom desempenho em neve e granizo, aprovado como pneu de Inverno. Alguns modelos apresentam a tecnologia Run-Flat da Bridgestone.

Desenhados para o conforto e desempenho desportivo

Para a nova Série 8, a Bridgestone desenvolveu pneus que destacam o conforto e o desempenho desportivo do veículo. A equipa de Investigação & Desenvolvimento da Bridgestone precisou de voltar à estaca zero para construir pneus que superassem qualquer expectativa. Recorrendo a um processo de mistura inovador, combinaram materiais exclusivos para criar um composto de pneu que proporcionasse uma excelente aderência em condições húmidas e secas, e rigidez que ajudasse nas curvas e na resposta. Foi bastante positivo para a Bridgestone ter visto o Turanza T005 e o Potenza S007 serem aprovados como equipamento de origem na Série 8. Vários modelos selecionados também apresentam a tecnologia Run-Flat.

Pneus inovadores através do design virtual

Para os pneus do mais recente BMW Série 3, a Bridgestone utilizou o software 3D Virtual Design para analisar e ajustar a distribuição da forma e pressão do pneu. Este método também permitiu que a aderência a piso húmido e a piso seco fosse aperfeiçoada. Outro fator nesta inovação é um novo composto que melhora o controlo da temperatura e a dispersão de materiais para melhorar o desempenho, assim como a redução de resistência ao rolamento.

O Turanza T005 foi selecionado para o verão, o Blizzak LM001 para o inverno e o LS100A para pneus de todas as estações, com a tecnologia Run-Flat incluída em 11 dos 17 pneus.

Preparados para o futuro
Mark Tejedor, VP de Equipamentos de Origem da Bridgestone EMEA, está particularmente satisfeito com o trabalho conjunto das duas empresas. “O que conseguimos em conjunto com a BMW aborda os desafios atuais e ajuda-nos a otimizar a tecnologia, especialmente em termos de segurança e desempenho. Estamos ansiosos para continuar a intensa parceria entre a Bridgestone e a BMW com uma variedade de veículos da marca que serão lançados em 2019."


Para mais informação:

Direção de Comunicação da Bridgestone Europe South West
André Bettencourt – Diretor de Marketing da Bridgestone Europe NV/SA Sucursal em Portugal – Andre.BETTENCOURT@bridgestone.eu

LLORENTE & CUENCA – 219239700
Nuno Cunha – ncunha@llorenteycuenca.com
Carolina Vaz – cvaz@llorenteycuenca.com

Sobre a Bridgestone na Europa, Médio Oriente e África


Somos a subsidiária da EMEA da Bridgestone, a empresa de pneus e borracha líder a nível mundial. Há quase 90 anos que proporcionamos a confiança para transportar pessoas e bens até onde precisam de ir da forma mais conveniente possível e sem interrupções. Temo-nos mantido assim desde sempre, o que significa que confiam em nós onde mais importa: onde o veículo se encontra com a estrada. Somos químicos, engenheiros e cientistas brilhantes com acesso às mais avançadas fábricas europeias, a tecnologia de ponta a nível mundial e a investimentos líderes em R&D. Estamos intransigentemente focados em proporcionar soluções reais para problemas reais que os condutores podem encontrar na estrada todos os dias. Mantemo-los em movimento, independentemente do que acontecer.

Estamos presente em 38 países na EMEA, contando com mais de 16.300 colaboradores. Somos responsáveis por 15 fábricas de pneus na região, um moderno centro de R&D, e uma pista de testes. Somos a empresa que mais investe em R&D na nossa indústria, ultrapassando os €790 milhões durante o último ano.

Para mais informação sobre a Bridgestone visite-nos em www.bridgestone.pt, www.bridgestonenewsroom.eu ou encontre-nos no Facebook em www.facebook.com/Bridgestone.Portugal