Tyre Talk

Bridgestone EMEA e Iris Capital anunciam criação de parceria estratégica

Acordo tem como propósito descobrir e promover novos serviços e tecnologias ligados à mobilidade, na Europa.

Iris Capital

A Bridgestone Europe NV (Bridgestone), subsidiária da empresa líder em pneus e borracha a nível nas regiões EMEA (Europa, Médio Oriente e África), e a Iris Capital, empresa de capital de risco líder na Europa, anunciaram hoje uma parceria estratégica para a investigação e investimento em novos e inovadores serviços de mobilidade, e em tecnologias ligadas à Indústria 4.0 e à transformação digital por toda a Europa, Médio Oriente e África.

Numa era dominada pelas oportunidades económicas e tecnológicas emergentes no campo da mobilidade, a Bridgestone está rapidamente a transformar-se numa empresa líder em soluções de mobilidade. Para o fazer, a empresa segue atualmente uma estratégica digitalmente integrada, e orientada para o benefício dos seus clientes e parceiros - ajudando-os a retirar proveito desta mudança apontada ao para a inteligência baseada em dados, para a conveniência e para a eficiência máxima.

A Iris Capital investe em empresa verdadeiramente disruptivas nas suas indústrias desde 1986: de SaaS à Indústria 4.0, segurança e robots, as start-ups promovidas pela Iris Capital desde a fase inicial à etapa de crescimento estão a desafiar os seus ecossistemas numa transformação global.

Com os temas da mobilidade e da transformação digital a marcar a agenda de toda a indústria automóvel, a Bridgestone e a Iris Capital trabalharão juntas para apoiar os melhores empreendedores com a experiência adquirida enquanto entidades financiadoras de start-ups como a Careem, Mojio, Mister Auto, Unu Motors e Cobi.

Bridgestone torna-se parceiro da Iris Capital enquanto especialista em mobilidade
A Bridgestone tornar-se-á parceira da Iris Capital, e dos seus investidores, para aprofundar e ampliar a sua estratégia de inovação e promover a transformação do grupo no que toca aos novos serviços de mobilidade. Como parceiro da Iris Capital, a Bridgestone junta-se a líderes da indústria como a Orange, a Publicis e a Valeo, todos patrocinadores da IrisNext – o veículo multiempresa de segunda geração da firma, que junta estrategas, investidores financeiros, e indivíduos ou instituições sob gestão totalmente independente.

Com base no seu conhecimento histórico em investimento, a Iris Capital é um ativo sólido para os líderes da indústria com quem colabora, fornecendo uma visão global sobre as inovações e novas tendências de mercado, com abordagens exclusivas e aculturação de start-ups.

“Nos últimos anos, a Bridgestone investiu consideravelmente na sua transformação digital e, em particular, a sua Digital Garage – uma plataforma aberta para a inovação, onde construiu novas ferramentas para a recolha de dados através de sensores e RFiD, plataformas e análises, e foi pioneira num amplo leque de soluções e aplicações digitais, tais como a Mobox, a FleetPulse e a Bridgestone Connect.”, comentou Paolo Ferrari Presidente e CEO da Bridgestone EMEA e Vice-Presidente Executivo do Grupo Bridgestone. “Esta parceria estratégica com a Iris Capital permitir-nos-á acelerar a nossa estratégia e, ao mesmo tempo, apoiar start-ups e explorar modelos novos e disruptivos no ecossistema da mobilidade”.

“Em 2012, criámos com sucesso um modelo VC multiempresa europeu com o forte apoio de campeões empresariais. Desde então, temos expandindo o sucesso desde modelo a novos parceiros institucionais, e ficamos orgulhosos de podermos contar com a Bridgestone, enquanto especialista na indústria, para enriquecer a missão da IrisNext”, afirmou Antoine Garrigues, sócio administrador da Iris Capital. “A nossa missão é identificar e promover empreendedores promissores, e ajudá-los a crescer e aos seus negócios, em toda a Europa e mais além. A partir deste momento, começaremos a ampliar e a aprofundar o nosso foco nos novos serviços e tecnologias da mobilidade com a nossa parceira Bridgestone.”



Para mais informação:

Direção de Comunicação da Bridgestone Europe South West
André Bettencourt – Diretor de Marketing da Bridgestone Europe NV/SA Sucursal em Portugal – Andre.BETTENCOURT@bridgestone.eu

LLORENTE & CUENCA – 219239700
Nuno Cunha – ncunha@llorenteycuenca.com
Mariana Roberto – mroberto@llorenteycuenca.com

Sobre a Bridgestone na Europa, Médio Oriente e África


Somos a subsidiária da EMEA da Bridgestone, a empresa de pneus e borracha líder a nível mundial. Há quase 90 anos que proporcionamos a confiança para transportar pessoas e bens até onde precisam de ir da forma mais conveniente possível e sem interrupções. Temo-nos mantido assim desde sempre, o que significa que confiam em nós onde mais importa: onde o veículo se encontra com a estrada. Somos químicos, engenheiros e cientistas brilhantes com acesso às mais avançadas fábricas europeias, a tecnologia de ponta a nível mundial e a investimentos líderes em R&D. Estamos intransigentemente focados em proporcionar soluções reais para problemas reais que os condutores podem encontrar na estrada todos os dias. Mantemo-los em movimento, independentemente do que acontecer.

Estamos presente em 38 países na EMEA, contando com mais de 16.300 colaboradores. Somos responsáveis por 15 fábricas de pneus na região, um moderno centro de R&D, e uma pista de testes. Somos a empresa que mais investe em R&D na nossa indústria, ultrapassando os €790 milhões durante o último ano.

Para mais informação sobre a Bridgestone visite-nos em www.bridgestone.pt, www.bridgestonenewsroom.eu ou encontre-nos no Facebook em www.facebook.com/Bridgestone.Portugal


Sobre a Iris Capital
A Iris Capital é a empresa de capital de risco líder na Europa especializada na economia digital. Promove empreendedores em várias etapas de maturidade, desde a fase inicial à fase de rápido crescimento.Com a sua profunda especialização no setor, e experiência extensiva adquirida ao longo de mais de 30 anos, bem como o apoio dos seus patrocinadores institucionais, a Iris Capital fornece apoio ativo às empresas do seu portefólio, através da sua presença em Paris, Berlim, São Francisco, Tel Aviv, Tóqui e Dubai. Para mais informação, visite www.iriscapital.com.