Tyre Talk

Bridgestone é a marca de pneus que os fabricantes de Equipamento Original preferem

Todos os pneus são desenvolvidos e testados no Centro Técnico Europeu da Bridgestone em Roma.

Bridgestone é a marca de pneus que os fabricantes de Equipamento Original preferem

Na Bridgestone, a empresa líder em pneus e aplicações de borracha a nível mundial, os investimentos globais em Investigação & Desenvolvimento são os mais elevados da indústria e têm recompensado. Com os seus pneus premium desenvolvidos especificamente para as diferentes necessidades dos fabricantes de Equipamentos Originais e os seus veículos, a Bridgestone já tinha sido eleita como a marca de eleição de mais de 45 equipamentos para 15 modelos desde o início deste ano – e existem 60 equipamentos a caminho até ao final do ano.

A Bridgestone tem vindo a trabalhar lado-a-lado com os fabricantes de Equipamentos Originais (OEMs) para desenvolver pneus que respondam às suas necessidades mais específicas. Esta abordagem tem obtido uma resposta amplamente positiva. Na primeira metade de 2018, acima de 10 OEMs solicitaram mais de 45 equipamentos para mais de 15 modelos diferentes, de entre os quais se encontra o Ferrari Portofino, o Porsche Cayenne, o Mercedes Class A e C, o Audi A1, A6, A7 e Q2; o Volkswagen Touareg, T-ROC, Tiguan e Polo, o Opel Insignia, o Renault Mégane R.S, o BMW i3s e X3, entre outros.

A abordagem personalizada começa com a perceção das necessidades de cada fabricante, com a Bridgestone a trabalhar em estreita parceria com os mesmos de forma a garantir que cada elemento do pneu se adequa ao veículo em si.
Por exemplo, as marcas Lexus e Mercedes queriam oferecer aos seus condutores a segurança no caso de um furo ou do furo de um pneu. De forma a satisfazer esse pedido, a Bridgestone incorporou a sua tecnologia Run-Flat (TRF) no Turanza T005. No caso do Ferrari Portofino, a marca também incorporou a sua TRF no Potenza S007, desenvolvido para combinar uma elevada aderência em curva com uma durabilidade a alta velocidade, perfeito para a condução desportiva do Portofino.

A Audi e a Opel procuravam minimizar o ruído no interior do veículo e aumentar o conforto. Para isso, a Bridgestone encheu as cavidades do pneu com materiais que absorvem o som, além de vários outros ajustes – todos inseridos na nova tecnologia B-Silent – disponíveis nos novos Audi A6 e Opel Insignia.

A pedido dos OEMs, os produtos Bridgestone têm apresentado uma superior aderência à estrada devido ao desenvolvimento de padrões de piso mais avançados. O desempenho em curva foi também melhorado com o reforço das paredes laterais da carcaça do pneu ou com a utilização da tecnologia de mistura de sílica patenteada, a NanoPro-Tech, que minimiza o desgaste do pneu e aumenta o seu tempo de vida útil. Mas, em alguns casos, as exigências dos OEMs foram além do ajustamento das características do pneu. A BMW, por exemplo, necessitava de um conceito de pneu totalmente inovador para os seus veículos elétricos. A resposta da Bridgestone passou pela apresentação da tecnologia “ologic” e por um pneu desenhado interna e especificamente para veículos elétricos de forma a otimizar o seu desempenho sem descurar a segurança, e que está presente no recém-apresentado BMW i3s.

Ir além das exigências mais complexas

A Porsche abordou a Bridgestone para que esta desenvolvesse um pneu uma solução que correspondesse aos objetivos de aderência em piso seco da nova geração da gama Cayenne. A Bridgestone desenvolveu então um composto único, rico em sílica, que respondesse às elevadas expetativas de desempenho em piso seco e molhado, bem como em todas as outras frentes. O pneu desportivo Bridgestone Dueler H/P Sport, de 21 polegadas, é também o melhor na categoria de desempenho em piso molhado – uma classificação incrível para um pneu desenvolvido para um contexto desportivo – o que garante a segurança e o controlo dos condutores mesmo em condições de chuva ou piso molhado. E, apesar do elevado desempenho do pneu, não houve qualquer penalização no seu desgaste ou tempo de vida útil.

Neste, tal como em tantos outros casos, a Bridgestone foi mais além das necessidades dos seus clientes, “A nossa equipa de I&D apresentou, uma vez mais, uma qualidade excecional,” afirmou Mark Tejedor, Vice-Presidente de Equipamento Original da Bridgestone EMEA. “Os resultados obtidos no Dueler H/P Sport, de 21 polegadas, para o Porsche Cayenne, têm sido excecionais. Ao encontrar uma solução inovadora para as exigências complexas da Porsche, a Bridgestone acabou por exceder as expetativas. Este pneu conseguiu até por estabelecer um novo recorde de volta na pista de testes em piso molhado da Pista de Testes Europeia da Bridgestone.” Parcerias para o futuro As parcerias e a cocriação resultaram em vários designs feitos à medida. “Permitiu-nos avançar numa nova direção” disse Mark Tejedor. “Estamos a desenvolver novos pneus que são mais eficientes e estão melhor adaptados aos veículos que nunca e garantem que os condutores seguem a sua viagem, sejam quais forem os desafios.’

 

Contactos:

Direção de Comunicação da Bridgestone Europe South West 
André Bettencourt – Diretor de Marketing da Bridgestone Europe NV/SA Sucursal em Portugal

LLORENTE & CUENCA – 219239700
Nuno Cunha – ncunha@llorenteycuenca.com
Mariana Roberto – mroberto@llorenteycuenca.com

Sobre a Bridgestone EMEA (Europe, Middle East e Africa)
A Bridgestone EMEA, com sede europeia em Bruxelas, Bélgica, é uma subsidiária regional da Bridgestone Corporation, baseada em Tóquio, líder mundial na produção de pneus e produtos de borracha. A Bridgestone EMEA opera em mais de 60 países e conta com mais de 18200 colaboradores. Na região europeia tem 14 fábricas de pneus, um centro de I & D e uma pista de testes. Os pneus premium da Bridgestone EMEA são vendidos na Europa, Médio-Oriente, Africa e em todo o mundo. 

Para mais informação sobre a Bridgestone visite-nos em www.bridgestone.ptwww.bridgestonenewsroom.eu ou encontre-nos no Facebook