Alguns dos maiores desafios dos transportes no mundo de hoje

A Bridgestone está constantemente à procura das melhores soluções para reduzir o custo operacional dos seus pneus em rotas de longo curso, ajudando ao mesmo tempo a diminuir as emissões de CO2 e a promover a conservação ecológica. Estamos empenhados, dia após dia, em alargar os limites, explorar novas tecnologias e investigar novos materiais compostos, de modo a melhorar constantemente os nossos pneus de qualidade superior.


*Teste levado a cabo pela TÜV SÜD a pedido da Bridgestone em Junho de 2018 na pista de testes ADAC em Hockenheim (D). Bridgestone ECOPIA H-DRIVE 002 em comparação com o Goodyear Fuelmax D, Continental Ecoplus HD3, Michelin X-Line Energy D2, Pirelli TH:01 na medida 315/70 R 22.5. Número de relatório: 713136052-7_1.

Novo Ecopia - um pneu realmente inovador

ECOPIA 002, uma nova geração de pneus especialmente concebidos para frotas de longo curso que permitem poupar combustível, reduzir as emissões de CO2 e mantê-lo em movimento mesmo em condições climáticas adversas.

Ecopia H002 performance

O ECOPIA H002 conquistou a Marca de Desempenho do Pneu TÜV SÜD como reconhecimento da qualidade e segurança do produto. Esta conquista aplica-se a cada pneu individualmente: Direção, Tração e Reboque.

Já comprovado em mais de 11 frotas, 137 veículos e mais de 14 687 640 quilómetros.*

*Com base na avaliação de campo interna. Testado em abril de 2018.
*Com base nos cálculos com a ferramenta VECTO para um conjunto trator-reboque 4x2 com pneus ECOPIA H002 Steer e Drive 315/70R22.5 e pneus Trailer 385/55R22.5 em comparação com a mesma unidade instalada e nas mesmas condições que os pneus ECOPIA H001 da geração anterior. Tenha em consideração que as poupanças reais podem variar, visto que dependem em larga medida de outros fatores.
*Poupanças a nível fi nanceiro e redução de CO2 previstas para uma frota completa, com base nos seguintes pressupostos: frota de 150 tratores e 150 reboques, quilometragem anual de 130 000 km por camião, preço do gasóleo de 1,2 €/l.

“Reconhecemos que estamos bastante satisfeitos com os novos pneus ECOPIA. Na verdade, geraram poupanças significativas de combustível ao mesmo tempo que proporcionam uma maior duração. A continuidade durante as condições de inverno também foi importante. Agora, iremos equipar todos os nossos camiões de longo curso com ECOPIA H002.”
Dawid Sachs, Gestor Técnico da SACHS TRANS

“Ficámos bastante impressionados com a excelente redução no consumo de combustível, sem comprometer nenhum dos outros pontos críticos em termos de desempenho. Os pneus ECOPIA H002 proporcionaram uma aderência e tração excelentes num vasto leque de condições atmosféricas, bem como uma grande durabilidade e quilometragem.”
José Santos, Diretor Técnico da PATINTER SA

MELHOR SUBIDA EM INCLINAÇÕES

Tempo de aceleração (segundos) ao longo de uma distância de 60 m a partir de uma posição parada em inclinações de 0° a 7°.

MELHOR PARAGEM E ARRANQUE EM INCLINAÇÕES

Tempo de aceleração (segundos) a partir de uma posição parada em inclinações de 7° até 15 metros.

Ecopia H002 tecnologias

Piso com design inovador que melhora a resistência ao rolamento e a aderência em piso molhado.* Resistência à compressão otimizada que minimiza a deformação e as perdas de energia. Área de contacto mais eficaz com drenagem de água otimizada para uma melhor aderência em piso molhado.

*Aplicadas em H-STEER 002, H-DRIVE 002 e H-TRAILER 002

As mais recentes tecnologias de composto e mistura para manter o equilíbrio certo entre a resistência ao rolamento, a aderência em piso molhado e o desgaste.* Composição do piso NanoPro-TechTM com reações nanosseletivas e novos materiais de base e de enchimento para reduzir a resistência ao rolamento. Novas tecnologias de mistura e composto do piso com elevado teor de sílica no ECOPIA H-DRIVE 002 para aumentar a aderência em piso molhado ao longo de toda a vida do pneu.

*Aplicadas em H-STEER 002, H-DRIVE 002 e H-TRAILER 002

Otimizados até ao pormenor para fazer a diferença:

  1. O elevado número de lamelas profundas melhora a aderência e proporciona uma condução segura durante o ano inteiro.
  2. Os Ejectores de Pedras nas ranhuras centrais aumentam a resistência do revestimento.
  3. Slim Bead e suporte fino reduzem o peso do pneu e a resistência ao rolamento.
  4. Os blocos do ombro longitudinais mais largos aumentam a tração e melhoram a drenagem de água a partir do centro.
  5. A distribuição otimizada de vácuo melhora a drenagem de água e reduz a distância de travagem em condições de piso molhado.
  6. A ampla largura do piso e profundidade otimizada do piso melhoram a resistência à compressão e a potência nas curvas para uma menor resistência ao rolamento e melhor quilometragem.