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Bridgestone eleva os padrões de Práticas de Aquisição Sustentáveis

A Bridgestone Corporation (Bridgestone), a empresa de pneus e borracha líder a nível mundial, anunciou uma nova Política Global de Práticas de Aquisição para auxiliar a identificação e avaliação de fornecedores, promover boas práticas e servir como ferramenta de comunicação e melhoria da indústria. A política reflete o compromisso da empresa no programa de aquisição para a criação de benefícios ambientais, sociais e económicos no longo-prazo, sendo aplicada a todos os materiais e serviços adquiridos, bem como a todos os fornecedores globais.

Bridgestone eleva os padrões de Práticas de Aquisição Sustentáveis

“A nossa nova política é um passo crítico para levar a cabo o compromisso de responsabilidade social corporativa da Bridgestone - ‘A nossa Forma de Servir’ -, proporcionando-nos um enquadramento para a forma como fazemos negócios, desenvolvemos produtos e interagimos com os clientes e comunidades,” afirmou Masaaki Tsuya, CEO e Representative Executive Officer da Bridgestone Corporation. “Estamos cientes da nossa capacidade e responsabilidade de mudar a forma como a indústria interage com o ambiente e comunidades a nível mundial. Acreditamos que os nossos fornecedores e parceiros irão trabalhar connosco na procura de cadeias de abastecimento mais sustentáveis, esforços que parecem intermináveis e que requerem a colaboração de todos os envolvidos na indústria, para além da comunicação com múltiplas audiências de forma a gerar uma maior consciencialização pública.”

Em consonância com o lema da Bridgestone “A Nossa Forma de Servir,” a nova política vai ao encontro do objetivo da empresa de usar materiais 100% sustentáveis1 nos seus produtos a partir de 2050. Esta combina políticas anteriores num único documento que estabelece requisitos mínimos para a realização de negócios com a Bridgestone, bem como práticas que podem contribuir para uma criação mais rápida de cadeias de abastecimento sustentáveis. A política apresenta também as expetativas da Bridgestone quanto à complexa cadeia global de fornecimento de borracha natural, uma vez que a empresa é uma das maiores consumidoras deste produto. As quatro principais áreas de foco da política são:

  • Transparência – incluindo rastreabilidade e boa gestão;
  • Conformidade – adesão às leis e regulamentos nos países e regiões onde a Bridgestone opera;
  • Qualidade, Custo e Entrega, e Inovação – garantir que os materiais e os serviços são entregues a tempo e a preços acessíveis, mantendo-se o investimento em tecnologias inovadoras para permitir melhorias em comunidades em todo o mundo;
  • Práticas Sustentáveis de Aquisição – incorporação de práticas de aquisição ambientalmente sustentáveis, como o cumprimento de leis e regulações ambientais, de respeito pelos direitos humanos, utilização da água, utilização e preservação do território, saúde, segurança, e prevenção e resistência a acidentes.

Durante o desenvolvimento da política final, a Bridgestone considerou as perspetivas de stakeholders externos, incluindo consultores internacionais, organizações não-governamentais (ONGs), fornecedores de materiais, produtores de borracha natural e consumidores chave, de forma a garantir que a extensa política reflete os padrões e boas práticas da indústria e é apoiada por um plano de comunicação e implementação eficaz.

Disponível em 12 línguas, a política será implementada e gerida regionalmente. Como primeiro passo imediato, a Bridgestone irá priorizar o trabalho próximo com os seus colaboradores, fornecedores, clientes e outros especialistas da indústria para a implementação dos novos padrões. Durante os próximos 18 meses, a Bridgestone irá colaborar com os seus fornecedores e parceiros para garantir que todos recebem e compreendem as novas políticas. Após o seu reconhecimento, os fornecedores irão receber um questionário de autoavaliação. A Bridgestone está neste momento a desenvolver um questionário adicional, também para os seus fornecedores, sobre a rastreabilidade da borracha natural, além de que irá trabalhar com parceiros da indústria e outros especialistas qualificados para monitorizar o cumprimento constante da cadeia de abastecimento.

A Bridgestone está comprometida em trabalhar com outros stakeholders externos, como universidades, associações da indústria e ONGs, para analisar o feedback resultante, que será de extrema importância para as consequentes revisões e melhorias da política.

Para saber mais sobre a Política Global de Aquisição Sustentável e sobre o compromisso de RSC da Bridgestone:

1 O Grupo Bridgestone define materiais sustentáveis como: “1) aqueles provenientes de recursos com contínua reposição assegurada; 2) aqueles que podem ser utilizados como parte de negócio durante um longo período de tempo; e 3) aqueles com um impacto social e ambiental reduzido em comparação com o tempo de vida do produto”

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Para mais informação:

Direção de Comunicação da Bridgestone Europe South West   
André Bettencourt – Diretor de Marketing da Bridgestone Europe NV/SA Sucursal em Portugal– 917213160

LLORENTE & CUENCA – 219239700

Cristina Girão
cgirao@llorenteycuenca.com

Nuno Cunha
ncunha@llorenteycuenca.com

 

Sobre a Bridgestone EMEA (Europe, Middle East e Africa)

A Bridgestone EMEA, com sede europeia em Bruxelas, Bélgica, é uma subsidiária regional da Bridgestone Corporation, baseada em Tóquio, líder mundial na produção de pneus e produtos de borracha. A Bridgestone EMEA opera em mais de 60 países e conta com mais de 18200 colaboradores. Na região europeia tem 14 fábricas de pneus, um centro de I & D e uma pista de testes. Os pneus premium da Bridgestone EMEA são vendidos na Europa, Médio-Oriente, Africa e em todo o mundo.

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