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Sugestões

Pressão/enchimento do pneu

08 Maio 2012

Valentino Rossi

Certifique-se sempre de que a pressão de ar do pneu dianteiro e traseiro é a correta e verifique regularmente a pressão dos pneus. A pressão de ar dos pneus tem influência direta no desempenho e desgaste dos mesmos.

Mantenha sempre a pressão de ar recomendada pelo fabricante do motociclo em ambos os pneus. Este é um requisito importante para a segurança e quilometragem dos pneus. O manual de proprietário do seu motociclo irá indicar a pressão de enchimento a frio recomendada. Em alguns motociclos, as pressões recomendadas para o pneu dianteiro e traseiro serão diferentes. As pressões impressas na parede lateral do pneu são apenas para as cargas máximas. Em algumas ocasiões, estas pressões também serão as definições recomendadas pelo fabricante.

É perigoso circular com pouca pressão de ar nos pneus. Os pneus irão acumular calor em excesso, o que poderá causar falha súbita dos mesmos e originar lesões pessoais graves ou a morte.

O subenchimento também pode:

Danificar o pneu e originar a falha do mesmo
Dificultar as curvas do veículo
Reduzir a vida útil do pneu
Aumentar o consumo de combustível
Provocar fissuras por fadiga


Circular com pneus demasiado cheios também pode ser perigoso. É mais provável que os pneus sofram cortes, furos ou rebentem com impactos súbitos. Pode originar lesões pessoais graves ou a morte. Não exceda a pressão indicada na parede lateral do pneu. Consulte o manual de proprietário para obter a pressão de enchimento recomendada.

Nunca encha um pneu que não esteja fixado no motociclo ou numa máquina de montagem de pneus. É perigoso encher um pneu que não esteja fixado. Se rebentar, pode ser projetado para o ar com força explosiva e originar lesões pessoais graves ou a morte.

Verificar o enchimento do pneu
Verifique a pressão de ar dos pneus, pelo menos, uma vez por semana e antes de grandes viagens. Certifique-se de que utiliza um manómetro preciso.
Verifique a pressão de ar quando os pneus estão "frios". Os pneus estão "frios" quando o motociclo circulou menos de 1,6 quilómetros em velocidade moderada ou depois de estar parado durante 3 ou mais horas.
Se tiver de adicionar ar quando os pneus estão quentes, adicione 0,28 bar / 4 psi acima da pressão recomendada de enchimento a frio. Volte a verificar a pressão de enchimento quando o pneu estiver frio.
Nunca liberte ar de um pneu quente para alcançar a pressão recomendada para o pneu frio. A condução normal faz com que os pneus aqueçam e a pressão de enchimento aumente. Se libertar ar quando os pneus estão quentes, pode estar a esvaziar os pneus de forma perigosa.
Se os pneus perderam mais de 0,14 bar / 2 psi por mês, o pneu, a válvula ou a roda podem estar danificados. Visite o seu distribuidor local para uma inspeção.

Válvulas e tampas de válvulas
As válvulas antigas ou danificadas podem causar perda de ar. Substitua-as quando montar pneus novos. Utilize tampas de válvulas (apertadas manualmente) para manter o pó, a sujidade e a humidade longe da válvula e para ajudar a proteger contra fugas de ar.

Certifique-se sempre de que a pressão de ar do pneu dianteiro e traseiro é a correta e verifique regularmente a pressão dos pneus. A pressão de ar dos pneus tem influência direta no desempenho e desgaste dos mesmos.