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Sugestões

Remoção e substituição de pneus em jantes (Montar o pneu)

02 Maio 2012

Valentino Rossi

Para sua segurança, a Bridgestone recomenda vivamente que não monte os pneus do seu motociclo.

Para sua segurança, a Bridgestone recomenda vivamente que não monte os pneus do seu motociclo. A remoção e substituição de pneus em jantes podem ser perigosas. Tentar montar pneus com as ferramentas, experiência ou técnicas erradas pode resultar na explosão do pneu, causando lesões graves ou a morte. A montagem do pneu deve ser realizada por um distribuidor de pneus ou técnico qualificado.

Se, apesar disto, decidir que deve ser você próprio a montar os pneus no motociclo, então, deverá ter em conta as indicações seguintes:

Se não estiver a montar o pneu, mantenha-se sempre afastado de qualquer operação de montagem de pneus. Isto é particularmente importante durante o enchimento do pneu. Se o pneu foi montado incorretamente, pode rebentar com força explosiva e causar lesões graves ou a morte.

Nunca monte pneus de automóveis de passageiros em jantes de motociclos!

As lesões graves ou a morte podem resultar de:

Falha ao selecionar o pneu e jante corretos. O pneu deve corresponder aos requisitos de largura e diâmetro da jante. Por exemplo, ao montar pneus com um diâmetro de 16 polegadas, utilize apenas jantes de 16 polegadas.
Falha ao inspecionar o pneu e a jante. A jante deve estar livre de fissuras, amolgadelas, lascas e ferrugem. O pneu deve estar livre de danos no talão, cortes e furos.
Exceder a pressão máxima sobre o talão ao encaixar. O pneu nunca pode ter uma pressão inferior a 0/4 Bar / 40 PSI para encaixar os talões. Tenha a certeza absoluta de que os talões estão completamente encaixados antes de ajustar a pressão de enchimento para o nível recomendado na operação do veículo. Monte apenas pneus "sem câmara-de-ar" em jantes "sem câmara-de-ar" se o fabricante das jantes recomendar esta montagem. Algumas jantes requerem câmaras-de-ar. Um pneu com câmara-de-ar deve ser instalado numa junte do "tipo de câmara-de-ar" quando a câmara-de-ar adequada é inserida.

Não instale câmaras-de-ar não radiais em pneus radiais. Certifique-se de que a marcação da câmara-de-ar corresponde à marcação do pneu radial antes de instalar em jantes que requerem câmaras-de-ar.
Deve ser instalada na jante uma válvula nova sempre que for substituído um pneu de motociclo gasto.
Nunca utilize substâncias inflamáveis na montagem de pneus/jantes. Nunca acenda substâncias inflamáveis como um "atalho" durante as operações de montagem.

Tamanho de jante
É extremamente importante que seja utilizado o tamanho adequado de jante nos seus pneus. Certifique-se de que o tamanho dos pneus corresponde ao tamanho permitido na jante. A largura inadequada da jante pode afetar o comportamento e a estabilidade. Certifique-se de que existe uma desobstrução suficiente entre o pneu, o braço de oscilação e qualquer zona do guarda-lamas.

Equilibragem das rodas
Para evitar vibrações e desgaste acelerado do pneu, é essencial equilibrar a montagem do pneu e roda antes da utilização e sempre que o pneu for removido ou substituído da jante. Além disso, verifique qualquer imperfeição na jante, uma vez que pode afetar o equilíbrio global.

Seleção do tamanho do pneu
Todos os motociclos devem estar equipados com o tamanho de pneu especificado pelo fabricante da moto, tal como indicado no manual do proprietário ou no Web site do fabricante. Certifique-se de que equipa a moto com pneus radiais apenas quando são exigidos pelo fabricante da moto.

Correspondência do pneu dianteiro e traseiro
Para um desempenho ótimo, é muito importante corresponder adequadamente o pneu dianteiro e traseiro. É perigoso conduzir um motociclo com uma mistura desadequada de pneus de construção radial ou de construção diagonal ou diagonal cintada. As características de comportamento do motociclo podem ser gravemente afetadas. Pode ter um acidente que dê origem a lesões pessoais graves ou à morte. Consulte o seu manual de proprietário ou o distribuidor local, para uma substituição adequada dos pneus.

Monte os pneus marcados com "Front Wheel" apenas em posições dianteiras e os pneus marcados com "Rear Positions" apenas em posições traseiras.

Alguns motociclos podem estar equipados com pneus radiais. Consulte o fabricante
do motociclo antes de equipar pneus radiais de substituição para assegurar a especificação e combinação adequadas ao seu motociclo.

Um pneu dianteiro novo montado num motociclo com um pneu traseiro gasto pode causar instabilidade.

Câmaras-de-ar
Se colocar um pneu novo numa jante que requeira câmara-de-ar, deve colocar, ao mesmo tempo, uma câmara-de-ar nova. As câmaras-de-ar usadas podem ficar esticadas e causar vincos que podem fazer com que a câmara-de-ar falhe. Verifique as marcas de tamanho na câmara-de-ar para garantir que o tamanho do pneu aparece na câmara-de-ar. Não encaixe câmaras-de-ar em pneus de motociclos radiais, nem encaixe pneus radiais em jantes que requerem câmaras-de-ar, a não ser que especificado pelo fabricante do pneu.

Para sua segurança, a Bridgestone recomenda vivamente que não monte os pneus do seu motociclo.