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Sugestões

Tudo o que faltava saber acerca de pneus de motociclos

01 Maio 2012

Valentino Rossi

Mais informações sobre muitas outras dúvidas que possa ter acerca dos pneus Bridgestone para motociclos ou sobre pneus de motociclos em geral!

Profundidade mínima do piso do pneu
Os pneus excessivamente desgastados são mais suscetíveis a furos e perigos na estrada. Substitua sempre um pneu antes de atingir a profundidade mínima legal do piso no seu país. Os pneus Bridgestone para motociclos possuem um indicador de desgaste do piso com o formato de uma pequena barra/linha localizada nas ranhuras de cada pneu.

Desobstrução
As forças centrífugas e o calor gerado por um pneu durante uma viagem podem aumentar o diâmetro global do pneu. Este efeito é maior em pneus diagonais do que em radiais. Certifique-se sempre de que existe uma desobstrução suficiente entre o pneu e os outros componentes de um motociclo, como o guarda-lamas, corrente, braço de oscilação e outros acessórios.

Rodar os pneus
Rodar um pneu para retirar um motociclo preso na lama, no gelo, na neve ou na relva molhada pode ser perigoso. Um pneu a rodar com uma leitura no velocímetro superior a 55 quilómetros por hora pode alcançar rapidamente uma velocidade capaz de desintegrar um pneu com força explosiva. Em algumas condições, um pneu pode rodar com o dobro da velocidade apresentada no velocímetro. Isto pode causar lesões graves ou a morte de espectadores ou passageiros e danos consideráveis no motociclo. Nunca rode um pneu com uma leitura do velocímetro superior a 55 km/h.

Raios de rodas e rodas raiadas
Inspecione regularmente os raios das rodas do seu motociclo. Raios partidos ou soltos podem causar a oscilação da roda, podendo originar instabilidade e desgaste prematuro do pneu. Verifique o estado da fita da jante. Um raio saliente pode danificar uma câmara-de-ar e provocar um furo no pneu.

Armazenamento de pneus (e veículos)
Os pneus e/ou veículos devem ser armazenados no interior, num local fresco e seco, onde não fique água acumulada nos pneus. Os pneus e/ou veículos devem ficar afastado de geradores elétricos, motores e fontes de calor como canos de água. As superfícies de armazenamento devem estar limpas e sem lubrificantes, gasolina ou outras substâncias que possam deteriorar a borracha. O armazenamento incorreto pode danificar os pneus de formas que poderão não ser visíveis a olho nu, mas que podem provocar a falha dos pneus.

Petróleo, lubrificante e gasolina
A borracha pode deteriorar-se, quando exposta durante algum tempo a qualquer um destes materiais. Utilize um pano limpo e húmido para remover regularmente estes químicos do pneu, quer em utilização ou armazenamento.

Rodas e jantes
Certifique-se sempre de que é selecionado o pneu com o tamanho e construção corretos de acordo com o tamanho e especificações do fabricante. Verifique sempre se existem danos na roda antes de colocar o pneu.

Parede lateral e tratamento
Utilize sempre uma solução com sabão neutro para limpar as paredes laterais, tiras brancas ou letras brancas em relevo e enxague apenas com água. Nunca aplique qualquer outro material, produtos de limpeza ou panos de limpeza para melhorar o aspeto da parede lateral. Estes itens podem degradar a borracha e remover fissuras inerentes ao ozono e a resistência ao clima.

Bancos de potência (Testes com dinamómetro)
Os bancos de potência provocam tensões extremas e localizadas sobre os pneus de motociclos, o que, por vezes, causa danos internos invisíveis na construção do pneu. A determinada altura, é possível que estes danos causem a falha dos pneus. Nunca utilize um pneu que foi usado num banco de potência para andar em estrada, competições ou todo-o-terreno. Se realizar um banco de potência, aconselhamos que sejam utilizados apenas pneus que não vão voltar a ser utilizados e que os remova da moto imediatamente após o mesmo.

Mais informações sobre muitas outras dúvidas que possa ter acerca dos pneus Bridgestone para motociclos ou sobre pneus de motociclos em geral!