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Notícias


Bridgestone aperfeiçoa capacidades desportivas com o Battlax RS10

14 Outubro 2014

Valentino Rossi

A Bridgestone redesenhou o design e acrescentou compostos à nova fórmula para melhorar o desempenho da sua gama Battlax, agora visíveis no seu mais recente pneu: Battlax Racing Street RS10.

Exibido entre os dias 1 e 5 de outubro na Intermot, na Alemanha, este novo pneu, concebido para motos desportivas cujos proprietários também gostam de fazer corridas em circuito, oferece aos entusiastas desta modalidade um maior manuseamento e um maior controlo. Prevê ainda uma aceleração rápida na saída das curvas, um reforço da resposta na direção, uma maior precisão em linha reta, uma maior facilidade de controlo da direção e uma confiante estabilidade na travagem, especialmente em superfícies secas. Os compostos foram especialmente reformulados, estando estrategicamente localizados, por forma a assegurar um baixo atrito.

"O objetivo é produzir pneus radiais de alto desempenho para motociclistas de sport touring e motos naked, considerados aqueles que, embora preferiram a estrada, ocasionalmente gostam de levar as suas máquinas para uma pista. Este novo pneu da Bridgestone consegue proporcionar-lhes uma boa aderência e performance, de forma a conseguirem explorar os mais elevados níveis de prazer de condução”, afirma Jake Rønsholt, Managing Director Consumer Business Unit, da Bridgestone Europa.

Análises técnicas do MotoGP™

Para aumentar a aderência em piso seco e os níveis de desempenho, embora mantendo os níveis atuais de desempenho em piso molhado, os engenheiros da Bridgestone concentraram os testes e desenvolvimentos nos níveis de aderência, estabilidade e amortecimento.

Em primeiro lugar, a área de contato foi melhorada através do desenvolvimento de novos padrões, tanto para a dianteira como para a traseira, com sulcos alinhados na direção, que atuam sobre o pneu nas curvas, utilizando técnicas de análise desenvolvidas no programa da Bridgestone MotoGP™. O objetivo foi o de aumentar a rigidez dos blocos e adicionar mais estabilidade ao comportamento, fazendo com que o piloto tenha uma maior sensação de confiança na estabilidade em travagem e na fase de aceleração.

Esta estabilidade nas curvas é reforçada graças ao design 3D das paredes da ranhura que acrescenta rigidez aos blocos da banda de rodagem. No padrão do pneu traseiro existem ranhuras separadas para promover o tipo certo de deformação que ajuda a aumentar a aderência e aceleração à saída das curvas.

Compostos reformulados

Os níveis mais elevados de aderência ao longo de um intervalo de temperatura mais amplo são adicionados através do uso de um composto recentemente desenvolvido que proporciona aos pilotos um manuseamento superior e uma precisão em linha reta. O perfil do RS10 também foi revisto, dando ao novo pneu uma maior área de contato, produzindo uma melhor aderência.

Em termos de construção, o Battlax RS10 foi revisto para melhorar nas curvas, adicionando estabilidade e proporcionando uma condução mais suave. O cinto mono-espiral do pneu da frente é feito com um aço mais duro, o que melhora a rigidez da zona de contacto. O pneu traseiro também tem uma construção na parede lateral mais suave (para uma condução mais suave) e é 650 gramas mais leve que o antecessor RS10 (BT003 Racing Street), reduzindo o efeito giroscópio e tornando mais fácil a inclinação nas curvas. O composto do pneu traseiro adotou uma nova cobertura, para reforçar a rigidez da banda de rodagem.

Os testes da Bridgestone foram realizados no circuito de corridas internacionais Autopolis, no Japão, em Junho de 2014, e revelaram que o novo Battlax RS10 oferece níveis significativamente mais altos de aderência na traseira, permitindo um desempenho mais rápido. À venda na Europa a partir de janeiro de 2015, os pneus dianteiros estarão disponíveis nas medidas 120/70 ZR17 e os traseiros nas medidas 190/55 ZR17 e 200/55 ZR17.

Redesenhado para dominar as estradas mais difíceis e as pistas de corrida