Este website usa cookies para lhe garantirmos a melhor experiência no nosso website. Também usamos cookies para memorizarmos as suas definições e reunirmos as estatísticas web. Se aceitar sem alterar as suas definições, assumimos que aceita todos os cookies neste website. No entanto, se assim o desejar, pode alterar as definições dos seus cookies em qualquer momento.

Notícias


Bridgestone apresenta novo Battlax Sport Touring T30 EVO

02 Outubro 2014

Valentino Rossi

A Bridgestone melhorou a performance em piso molhado do Battlax T30, com o lançamento do novo Battlax Sport Touring T30 EVO, com o objetivo de proporcionar aos condutores do segmento de Sport Touring a combinação perfeita entre tranquilidade, desempenho, versatilidade e prazer na condução. É graças ao último composto e tecnologia no desenho do piso que a Bridgestone conseguiu desenvolver este pneu, sem sacrificar o já conhecido desempenho em condições de piso seco do seu antecessor, o T30.

O T30 EVO foi desenvolvido para dar resposta ao crescente número de motociclistas que têm demonstrado interesse por um pneu de passeio que lhes ofereça o verdadeiro prazer de condução, através de um desempenho consistente e confortável em superfícies molhadas e secas, combinado com manuseamento e diversão desportiva. O objetivo técnico da Bridgestone era manter a excelente performance do T30 em pisos secos, melhorando-a na situação de piso molhado.

Novos compostos desenvolvidos para uma maior segurança em piso molhado

O desempenho em piso molhado foi alterado graças ao desenvolvimento de compostos com uma nova fórmula que aumenta o atrito em superfícies molhadas. Um novo composto aplicado ao pneu dianteiro, em combinação com um composto recentemente desenvolvido no centro do pneu traseiro, irão melhorar o desempenho no manuseamento e comportamento em piso molhado, sem sacrificar o desempenho já existente em piso seco, ao longo de um intervalo de funcionamento de temperaturas mais amplo, bem como proporcionar uma maior estabilidade, nomeadamente em motos mais pesadas.

Os dados dos testes realizados pela Bridgestone no terreno e em laboratório (1) mostram que o novo Battlax T30 EVO oferece até 20% mais aderência, controlo deslizante e tração em superfícies molhadas do que o anterior T30, dando aos pilotos distâncias de travagem mais curtas e uma maior sensação de controlo.

Reengenharia nos padrões do piso

A outra parte da equação é o desenho do piso T30 EVO. Aqui, o padrão do pneu traseiro foi redesenhado com sub-ranhuras estendendo-se até a faixa central, o que aumenta a canalização de água para longe da área de contacto, dando aos pilotos uma tração mais segura em condições de chuva. Ao mesmo tempo, as curvas das ranhuras foram movidas para cima, para criar uma nervura ao longo da faixa central, adicionando rigidez no contacto com o piso para estabilizar durante a aceleração. Esta mudança também aumenta o tamanho da área de contato com o ângulo de inclinação, acrescentando maior aderência e permitindo ao piloto curvar em maior segurança.

“"Com o nosso novo Battlax T30 EVO, a Bridgestone é agora capaz de oferecer aos amantes do segmento “Touring” uma combinação adequada entre uma condução desportiva em piso seco e uma maior segurança em piso molhado", afirma Jake Rønsholt, Managing Director Consumer Business Unit, da Bridgestone Europe.

O novo Battlax T30 EVO será progressivamente introduzido na Europa a partir de Fevereiro de 2015 com as medidas 120/70ZR17, para o pneu dianteiro, 180/55ZR17 e 160/60ZR17 para o pneu traseiro.

(1) Condições dos testes: Terreno de provas da Bridgestone. Veículo: Suzuki GSF. Medidas: 1250S 120/70ZR17M/C, 180/55ZR17M/C.
A melhor combinação entre turismo confortável e manuseamento desportivo