Este website usa cookies para lhe garantirmos a melhor experiência no nosso website. Também usamos cookies para memorizarmos as suas definições e reunirmos as estatísticas web. Se aceitar sem alterar as suas definições, assumimos que aceita todos os cookies neste website. No entanto, se assim o desejar, pode alterar as definições dos seus cookies em qualquer momento.

Comentário sobre pneus

Battlax R10 em destaque

01 Junho 2012

Valentino Rossi

O pneu de referência da Bridgestone Battlax Racing R10 impressiona os peritos da PB com a sua velocidade, aderência e agilidade, durante os testes do Trackday de motos desportivas de 1000 cc de 2012.

Blyton Park perto de Gainsborough: o Reino Unido foi o cenário ideal para os abrangentes testes de pneus de motos desportivas de 1000 cc do Trackday de 2012, realizados pela PS. O circuito de 2,5 km, recentemente repavimentado, permitiu atravessar uma incrível reta a 250 km/h, para além das habituais ondulações, chicanas técnicas, zonas de travagem brusca, curvas de camber inverso e várias áreas de saída de pista, de modo a submeter a seleção de pneus de topo a testes realmente rigorosos.

Foram escolhidas duas GSX-R1000 da Suzuki de 2012 para os testes, sobretudo pela sua falta de sistemas de assistência eletrónica e a sua entrega de potência. Deste modo, a GSX-R1000 é um bom exemplo de uma moto desportiva de 1000 cc tipicamente de estrada e, nas mãos de Bruce Dunn e Emma Franklin, é um bom exemplo do verdadeiro significado de um desempenho homologado.

Ambos os motociclistas ficaram maravilhados com a velocidade, agilidade, aderência nas curvas e desempenho geral na pista do Battlax Racing R10.

Bruce Dunn: "Os R10 tiverem um comportamento absolutamente brilhante. Oferecem estabilidade total, aderência e resposta. Da perspetiva de um motociclista, estes pneus podem funcionar como uma espécie de carta de saída livre da prisão, pois podemos livrar-nos travando a fundo nas curvas ou mudando de direção no último momento sem sermos penalizados. A forma como mudam de direção é, provavelmente, uma das suas melhores características. É fantástico. Consegue-se levar este pneu de competição ao limite sem comprometer a estabilidade".

Emma Franklin: "Estes pneus são tudo o que sempre esperei de pneus de competição. Estes Bridgestones permitem manobrar a Suzuki de forma incrível. Parece que a moto está em bicos de pés e preparada para a ação. São os pneus mais rápidos aqui; na verdade, apanharam-me de surpresa, pois não é preciso muito para os levar ao limite. Atravessei a chicana como se estivesse a voar. Se quisesse um conjunto de pneus para utilizar diariamente na pista, estes seriam a minha escolha".

Onde os R10 conseguiram, de facto, ganhar o reconhecimento foi no "Ump", onde o movimento da direita para a esquerda exige uma grande força física para passar a grande Suzuki do joelho direito para o esquerdo. Na verdade, os R10 conseguiram facilmente ser os mais rápidos na chicana, demonstrando a incrível agilidade e resposta da direção deste pneu. Mesmo no caso de mudanças de direção a alta velocidade, como na chicana de "Port Froid" a 160 km/h, a resposta e as características da direção linear do R10 permitiram tempos por volta impressionantes.

Qual é a avaliação final da PB? "O desempenho dos R10 é perfeitamente inabalável e tranquilizador. Pneus brilhantes, altamente recomendados".

Os resultados do teste reforçam os próprios dados de I&D da Bridgestone e demonstram a fabulosa aderência do pneu em aceleração e o seu comportamento estável nas travagens bruscas graças às revolucionárias lamelas 3D com vários ângulos. A estrutura suave da carcaça e a composição do pneu, por outro lado, permitiram tempos de aquecimento menores e uma boa tração em condições menos favoráveis.

Resumo do artigo "2012’s best sticky hoops", publicado na revista Performance Bikes, no número de junho de 2012.

O desempenho dos R10 é perfeitamente inabalável e tranquilizador. Pneus brilhantes, altamente recomendados.