Este website usa cookies para lhe garantirmos a melhor experiência no nosso website. Também usamos cookies para memorizarmos as suas definições e reunirmos as estatísticas web. Se aceitar sem alterar as suas definições, assumimos que aceita todos os cookies neste website. No entanto, se assim o desejar, pode alterar as definições dos seus cookies em qualquer momento.

Comentário sobre pneus

BT-016 PRO: o melhor pneu desportivo

O pneu de referência da Bridgestone BT-016 PRO foi premiado com o primeiro lugar no Teste de Pneus Desportivos da revista alemã de motociclismo Motorrad de 2011. O pneu destacou-se pelo seu desempenho versátil em competição, estrada e piso molhado.

13 Maio 2011

Valentino Rossi

A Motorrad ficou claramente impressionada com o BT-016 PRO da Bridgestone. Tanto que esta revista alemã de motociclismo altamente conceituada atribuiu o primeiro prémio no Teste de Pneus Desportivos de 2011 ao pneu desportivo de referência da Bridgestone.

A Motorrad ficou claramente impressionada com o BT-016 PRO da Bridgestone. Tanto que esta revista alemã de motociclismo altamente conceituada atribuiu o primeiro prémio no Teste de Pneus Desportivos de 2011 ao pneu desportivo de referência da Bridgestone. É a prova de que a nova combinação de materiais e tecnologia de piso atingiu, de facto, o seu objetivo em termos de manobrabilidade geral, fiabilidade e desempenho desportivo.

O sistema de testes da Motorrad é extremamente abrangente. Pneus dos principais fabricantes são submetidos a testes rigorosos numa variedade de condições: desde a pista de corridas até ao piso molhado, passando pela estrada. Embora o BT-016 PRO tenha tido uma pontuação bastante elevada em termos de manobrabilidade, estabilidade e precisão tanto em competição como em estrada, foi o desempenho do pneu em tempo chuvoso que, realmente, impressionou os técnicos da Motorrad:

"O verdadeiro furor do teste de pneus desportivos aconteceu num piso permanentemente molhado, a secção de 1,6 km da pista de testes da Goodyear: [A equipa da Bridgestone] redesenhou por completo o BT-016 PRO. [O] novo modelo alarga horizontes com amplas reservas de aderência. Na secção do teste em piso molhado, obteve o tempo mais rápido de todos os pneus testados. À chuva, este tipo de desempenho é, simplesmente, indescritível".

Na verdade, o comportamento do BT-016 PRO em superfícies molhadas foi tão impressionante que foi mais do que suficiente para receber o título de "melhor pneu de chuva/desportivo" por parte dos responsáveis pelos testes. Na secção de competição, o BT-016 PRO impressionou graças à sua "aderência sólida e estável e boa capacidade de resposta". Na estrada, o pneu teve um desempenho geral excelente com "propriedades de temperaturas baixas muito melhores, [o que] otimizou significativamente a sua capacidade de resposta no caso de condições meteorológicas instáveis".

Conforme mencionado anteriormente, foi, porém, em piso molhado que o BT-016 PRO se destacou dos restantes. "Teve o melhor desempenho na travagem em piso molhado. Até o desenho dos limites do pneu é impressionante: se a roda traseira derrapar, a roda dianteira tem sempre aderência mais do que suficiente para compensar".

E qual é o veredito final? "Graças ao novo composto de borracha, o BT-016 PRO é o vencedor em termos de versatilidade. [O pneu] teve um comportamento equilibrado nas secções de competição, estrada e piso molhado do teste. Em particular, o seu excelente desempenho em asfalto molhado permitiu ao BT-016 PRO conseguir a primeira posição".

Em suma, estes testes abrangentes da Motorrad comprovam a superioridade do hiperdesportivo Battlax BT-016 PRO no que respeita a estabilidade, aderência e precisão em todas as condições.

Tradução e resumo do artigo "Radial und radikal" publicados na revista alemã Motorrad, no número de 05/2011.

O excelente desempenho do BT-016 PRO em asfalto molhado permitiu-lhe conseguir a primeira posição.