Este website usa cookies para lhe garantirmos a melhor experiência no nosso website. Também usamos cookies para memorizarmos as suas definições e reunirmos as estatísticas web. Se aceitar sem alterar as suas definições, assumimos que aceita todos os cookies neste website. No entanto, se assim o desejar, pode alterar as definições dos seus cookies em qualquer momento.

Comentário sobre pneus

BT-016 PRO: o líder

O pneu BT-016 PRO da Bridgestone volta a ser reconhecido. Desta vez, como vencedor da avaliação de pneus desportivos da revista de motociclismo PS de 2011. Hiperdesportivo e revolucionário, este pneu sobe ao pódio graças ao seu desempenho excelente e equilibrado.

02 Maio 2011

Valentino Rossi

O pneu hiperdesportivo Battlax BT-016 PRO da Bridgestone está claramente a abrir caminho, não só com os seus antecessores, mas também com a competição.

O pneu hiperdesportivo Battlax BT-016 PRO da Bridgestone está claramente a abrir caminho, não só com os seus antecessores, mas também com a competição. Na avaliação de pneus desportivos da revista alemã de motociclismo PS de 2011, derrotou uma série impressionante dos melhores pneus desportivos a nível mundial, devido, especialmente, a uma fantástica manobrabilidade em tempo chuvoso e a um desempenho equilibrado em piso seco.

Levados a cabo em colaboração com uma revista do mesmo género, a Motorrad, os testes abrangentes da PS são registados com um sistema de registo 2D tanto em piso seco como molhado. O teste em piso seco compreende um total de 3050 metros de piso seco e suave, com curvas pouco acentuadas, mudanças rápidas de direção e curvas apertadas: "uma combinação perfeita para testar pneus desportivos". A pista do teste em piso molhado é relativamente grande, com 1623 metros. Construída num declive, com várias curvas inclinadas para o lado de fora, rapidamente separa os fracos dos fortes em piso molhado.

Juntamente com a avaliação subjetiva dos especialistas em motociclismo, obteve-se pontos com base em dados objetivos, nomeadamente as distâncias de travagem e os tempos por volta. E os tempos por volta são assim tão importantes? "Nada é mais importante para nós do que o contacto com a estrada. : [Os tempos por volta] são um método fiável, pois quanto melhor for a resposta, maior a precisão, maior o nível de aderência, mais seguro se sentirá o motociclista, conduzindo de forma mais rápida." Por outras palavras, a velocidade é um bom indicador do desempenho geral.

O BT-016 PRO teve uma pontuação bastante elevada em superfície seca, deixando uma "impressão bastante harmoniosa". No entanto, foi em pista molhada que o pneu se destacou verdadeiramente, deixando a concorrência para trás: "O BT-016 PRO da Bridgestone foi uma grande surpresa no teste em piso molhado". Na verdade, o BT-016 PRO registou a volta mais rápida e a distância de travagem menor a 100 km/h (48,2 metros). Segundo Robert Glück, responsável pelos testes da PS:

"É claro que ter uma aderência de ponta é fantástico, mas, pessoalmente, prefiro pneus equilibrados como o BT-016 PRO. … Simplesmente, porque funcionam sempre bem, não apenas quando está calor e sol".

Qual a conclusão da PS? "Bravo! Em piso molhado, o BT-016 PRO passou a sentir-se em casa. Topo de gama!"

Tradução e resumo do artigo "Kleb Stroff" publicados na revista alemã PS, no número de 05/2011.

Bravo! Em piso molhado, o BT-016 PRO passou a sentir-se em casa.