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FAQ

General

  • Como é que posso ver com facilidade a capacidade de carga de um pneu Bridgestone?

    A capacidade de carga é especificada por etrelas (*) para pneus radiais e classificação das telas para pneus diagonais. Quanto maior a capacidade de carga maior o número de estrelas (de * até ***) ou de telas maior. A marcação MS (uma designação exclusiva da Bridgestone) significa Multi-estrelas e indica que o pneu está apto para escavadoras e terraplagem e a classificação vai depender em que aplicação o pneu será utilizado.

  • O que é que significa Classificação do Piso do Pneu?

    Os pneus OTR são todos classificados por medida, carga, pressão e velocidade. As classificações são padronizadase foram acordadas entre todas as entidades envolvidas (fabricantes de pneus, fabricantes de veículos, etc, …)
    Todos os pneus OTR são registados segundo as normas da TRA (Tyre and Rim Association).
    Código
    A letra define o tipo de aplicação do pneu:
    L= Escavadora (Loader)
    E= Terraplanagem (Earthmover)
    G=Niveladora (Grader)
    Classificação
    Um número define a profundidade do piso dos pneus:
    2 ou 3 = Piso regular (100%)
    4 = Piso profundo (150%)
    5 = Profundidade extra (250%)

    Classificação do Piso do Pneu pela TRA

  • Que informação posso encontrar nas paredes laterais dos meus pneus?

    Pode saber mais sobre as marcações presentes nos pneus aqui e na classificação de estruturas de pneus por tipo de serviço e as designações da Bridgestone aqui.

Manutenção do Pneu

  • Pneus danificados podem ser reparados?

    Fica ao critério do agente de pneus avaliar se compensa reparar um pneu ou não. Vai pesar o custo da reparação contra a potencial restante vida útil do pneu para garantir:
    - a máxima utilização do potencial do pneu
    - O melhor custo do serviço por hora ou quilómetro do pneu

  • Como é que posso encher de ar os meus pneus?

    A montagem de pneus OTR é uma operação complexa e tem que ser realizada de acordo com procedimentos muito específicos. Este procedimento deverá ser feito por um profissional experiente com equipamento adequado.

  • Porque é que a pressão é tão importante para o meu pneu?

    Dentro do pneu é o ar que sustem a carga, não a carcaça.
    O pneu necessita de funcionar com uma deflação adequada para suportar a carga, logo a pressão do pneu necessita de corresponder a essa carga.
    Pressão demasiado baixa origina deflação excessiva do pneuo que provoca tensão mecânica que por sua volta gera calor.
    Pressão demasiado alta reduz a deflação natural do pneu o que pode causar danos ou mesmo a explosão do pneu.

    A pressão dos pneus é determinada com base:
    • nas instruções do fabricante do veículo
    • características técnicas do pneu
    • o tipo de trabalho que o veículo realiza
    • a superfície em que o veículo trabalha