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FAQs

Montagens

  • Posso montar pneus marcados FRT no eixo direccional?

    É melhor não. A Bridgestone recomenda montar pneus de camião marcados com "FRT" unicamente nos eixos de reboque ou eixo livre. (Cf. pág. 12 do Data Book para obter mais informação).
  • Preciso mesmo de montar pneus de Inverno?

    Quer se trabalhe em condições nórdicas extremas ou nos climas mais moderados do sul da Europa, os meses de inverno colocam diferentes desafios de condução. É por este motivo que a Bridgestone desenvolveu uma gama abrangente de pneus de inverno premium para salvaguardar a continuidade das suas operações nas mais variadas condições: desde temperaturas extremas, a tempo chuvoso, aos desafios do gelo e da neve. Em certos países, os pneus de inverno são obrigatórios, sendo aconselhável consultar a legislação local de modo a evitar multas ou outro tipo de penalidades que impliquem a imobilização do seu veículo. Clique aqui para um resumo da legislação actual.
  • Quanto dinheiro posso poupar com pneus Bridgestone Ecopia de baixa resistência ao rolamento?

    Dependendo do tipo de veículo e condições de condução, a resistência ao rolamento é responsável por 20% a 50% do consumo total de combustível. Ao incorporar os mais recente avanços de desenho de piso e tecnologia de compostos, os pneus Bridgestone Ecopia reduzem significativamente a resistência ao rolamento, permitindo poupanças de combustível até 5%(*)! Aplicando estes cálculos à totalidade da sua frota, pode chegar a poupanças consideráveis que facilmente ultrapassam o custo adicional dos pneus Ecopia. Especialmente quando tem em conta a sua excelente segurança, desempenho e durabilidade. Visite as páginas Ecopia para mais informação e para calcular com exactidão quanto pode poupar com base nos seus consumos. (*) Com base nos resultados dos testes TÜV SÜD e testes internos que compararam os ECOPIA H-STEER 001, ECOPIA H-DRIVE 001 e ECOPIA H-TRAILER 001 com a gama ECOPIA anterior (respectivamente o R249 Ecopia, M749 Ecopia e R109 Ecopia, nas medidas 315/70 R 22.5 e 385/55 R 22.5)
  • Que informação posso encontrar na parede lateral dos meus pneus?

    Pode encontrar essa informação aqui.

  • Porquê investir em pneus premium Bridgestone em vez de pneus mais baratos?

    Porque os pneus Bridgestone vão permitir que poupe mais a longo prazo. Não se deixe enganar por pneus que se designam mais baratos. A Bridgestone desenvolve pneus de qualidade premium que não só colocam a segurança em primeiro lugar, mas também têm em conta o custo total por quilómetro dos seus pneus. Os pneus oferecem excelente durabilidade e quilometragem, baixo consumo de combustível, maior longevidade, excelente recauchutabilidade e, claro, níveis de desempenho que garantem máxima segurança para os motoristas e o máximo de tempo de serviço para a sua frota. Melhor para os seus motoristas, melhor para o meio ambiente e melhor para o seu negócio. Saiba mais aqui.

Manutenção

  • Posso poupar dinheiro se ressulcar o piso dos meus pneus?

    Em muitas situações, ressulcar pneus de camião, cujas cintas são de aço, pode ser mesmo uma boa opção! Quando realizada correctamente e por profissionais, a ressulcagem pode aumentar a vida útil de um pneu, evita desperdícios e reduz, tanto o peso total dos seus pneus, como o consumo de combustível. Para evitar comprometer a segurança do condutor, no entanto, é essencial que a ressulcagem seja efectuada por um profissional com formação nesta tecnologia e que os pneus tenham pelo menos 3mm de profundidade de piso. Um pneu mal ressulcado pode comprometer as cintas e a carcaça. Uma carcaça danificada não pode ser ressulcada. Nota: Mesmo pneus parcialmente gastos não podem ser nunca ressulcados!
  • Como é que posso fazer a manutenção correcta aos meus pneus para que durem mais tempo?

    Para além de manter a pressão de insuflação correcta, existem outras dicas para garantir que os seus pneus continuem a funcionar o melhor possível por mais tempo. 1. Faça a rotação dos pneus de poucos em poucos meses. A rotação pode suavizar o desgaste irregular do pneu, prolonga a vida do piso e reduzir os custos totais de substituições e/ou recauchutagens. Siga estas directrizes aqui para maximizar os resultados. 
     2. Repare qualquer dano o mais depressa possível. Verifique regularmente se existem cortes, arrancamentos, desgaste e proceda às necessárias reparações antes que piorem. Também verifique se existem objectos – como pedras ou pregos – alojados no piso dos seus pneus, uma vez que estes também causam danos com o passar do tempo e/ou reduzem o desempenho.


  • Como é que sei qual a pressão de insuflação correcta para os meus pneus?

    Existem muitos factores que determinam a melhor pressão de insuflação para os seus pneus. Consulte primeiro as instruções do fabricante do seu veículo. No entanto, as características técnicas dos seus pneus, o tipo de cargas e as condições do piso em que os vai utilizar também afectam a adequação da pressão de insuflação. Tenha em conta que é o ar dentro dos seus pneus que suporta o peso do seu veículo (e a carga), não é a carcaça! Baixa pressão causa uma deflexão excessiva nos seus pneus, aumentando o desgaste, tensão mecânica, fricção, resistência ao rolamento e consumo de combustível. Pressão de insuflação em excesso reduz a deflexão normal, causando potencialmente danos nos seus pneus ou mesmo um rebentamento. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista de pneus!
  • Quantas vezes pode um pneu ser ressulcado?

    Juntamente com a Bandag, pneus de camião e de autocarro Bridgestone conseguem oferecer as tecnologias mais avançadas de recauchutagem do mercado. Para obter o máximo de rendimento do seu investimento em pneus, no entanto, é importante cuidar das suas carcaças. Manter a pressão de insuflação correcta, reparar danos rapidamente e fazer a rotação dos pneus regularmente pode contribuir de modo significativo para garantir uma vida útil longa para os seus pneus e múltiplas recauchutagens para as suas carcaças. Naturalmente, a natureza do seu veículo, os serviços e condições de condução, todos desempenham um papel em determinar a recauchutabilidade dos seus pneus. Recomendamos que consulte o website da Bandag para obter informação mais detalhada.
  • Quando é que preciso de substituir os meus pneus?

    Para garantir a segurança dos seus motoristas e dos outros condutores, mas também para manter um óptimo desempenho de eficiência, é importante substituir os seus pneus ou o piso a tempo. A maioria dos países europeus têm normas rígidas sobre a profundidade mínima permitida no piso dos seus pneus. Para manter os custos totais por km baixos, no entanto, a Bridgestone recomenda recauchutar antes que se atinja o limite mínimo legal, de modo a evitar danos nas carcaças. Para mais informações, dê uma vista de olhos nas nossas páginas sobre recauchutagem ou visite o website da Bandag.
  • Porque é que é importante manter a pressão de insuflação correcta nos pneus?

    Há várias razões! A principal é a segurança do condutor. Sabia que pneus com baixa pressão também comprometem a eficiência do combustível e a durabilidade dos pneus? Pneus com baixa pressão fazem maior resistência ao rolamento e por isso consomem mais combustível. Uns meros 10% de pressão a menos causam um aumento do combustível de 1.7%. Também provocam desgaste excessivo na área dos ombros. Com 20% a menos de pressão de insuflação, os seus pneus só duram 75% da sua vida útil. Resumindo, a pressão correcta vai poupar os pneus, combustível e até a sua vida!

Legislação

  • Como é que sei qual a legislação de pneus de Inverno que se aplica a cada país?

    A diferente legislação para pneus de Inverno em vigor na Europa pode ser um pouco confusa. É por esta razão que resumimos a informação mais importante neste documento. Independentemente da legislação em vigor e multas, a Bridgestone recomenda vivamente a utilização de pneus de Inverno que se adaptam às suas condições específicas de condução. Quer trabalhe nas condições climáticas extremas nórdicas ou em climas amenos da Europa central e do sul, os meses de Inverno colocam desafios de condução muito diversificados. No interesse da segurança do condutor e integridade operacional, a Bridgestone recomenda mudar para pneus que estão preparados para o frio, pavimento molhado e/ou condições atmosféricas mais extremas.
  • Qual a duração da garantia da Bridgestone?

    A Bridgestone garante a qualidade dos seus pneus premium de camião e autocarro. É por esta razão que todos os pneus Bridgestone estão cobertos por uma garantia de 5 anos (a partir da data de fabrico). A nossa garantia cobre quaisquer potenciais defeitos tanto nos materiais como na manufactura que se venham a revelar ao longo do período da garantia em condições normais de utilização. Para saber mais sobre as condições da nossa garantia e o que é que significa "utilização normal", por favor, contacte um agente autorizado ou um representante da Bridgestone.
  • Que informação posso obter do Rótulo Europeu para Pneus?

    Em vigor desde finais de 2012, os novos rótulos europeus foram concebidos para promover um transporte rodoviário mais seguro, económico e amigo do ambiente. Os novos rótulos indicam o desempenho do pneu em 3 áreas chave: resistência ao rolamento, travagem em pavimento molhado e ruído exterior. Existem 7 classes de eficiência energética e aderência em pavimento molhado: desde A (melhor) a G (pior) e 3 classificações quanto ao ruído exterior ou do piso. Claro está, que existem muitos outros factores que podem influenciar o desempenho do pneu. Para saber mais, contacte o especialista local Bridgestone ou clique aqui para obter mais informações.